Ciências Humanas e Sociais, Mestrado

Acreditado pela A3ES, em 01-06-2016 | Deliberação da A3ES

Grau / Duração / ECTS
2º Ciclo (Mestrado) / 4 semestres / 120 ECTS

Ramos
– Domínio Cognitivo e Motor
– Domínio Emocional e da Personalidade
– Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Coordenação
Profª Doutora Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)
Prof.ª Doutora Fátima Coelho (fcoelho@ufp.edu.pt)
Profª Doutora Luísa Saavedra (mmartins@ufp.edu.pt)

Plano de Estudos
Conforme Despacho n.º 13131/2010, DR 2ª série n.º 157, de 13 de Agosto; alterado com Despacho n.º 12170/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

Tronco Comum

1º ano – 1º Semestre

Unidades Curriculares

ECTS

Psicologia da aprendizagem e dimensão social

8

Fundamentos teóricos em educação especial e inclusão

8

As TIC aplicadas às necessidades educativas especiais

4

Opção I*

4

Metodologia da investigação científica I

6

Ramo: Domínio Cognitivo e Motor

1º ano – 2º Semestre

Unidades Curriculares

ECTS

Metodologia da investigação científica II

6

Diferenciação curricular, avaliação, programação e intervenção com crianças e jovens com perturbações nos domínios cognitivo e motor

6

Perturbações da linguagem, leitura e escrita na criança com défice cognitivo e motor

6

Reabilitação psicomotora

4

Comportamento adaptativo e atividade motora adaptada

4

Opção II*

4

2º ano – 1º e 2º Semestres

Unidades Curriculares

ECTS

Dissertação

60

Ramo: Domínio Emocional e da Personalidade

1º ano – 2º Semestre

Unidades Curriculares

ECTS

Metodologia da investigação científica II

6

Problemas emocionais e do comportamento da criança e do adolescente

12

Intervenção pedagógica em crianças e adolescentes com problemas emocionais

8

Opção II*

4

2º ano – 1º e 2º Semestres

Unidades Curriculares

ECTS

Dissertação

60

Ramo: Domínio da Intervenção Precoce na Infância

1º ano – 2º Semestre

Unidades Curriculares

ECTS

Metodologia da investigação científica II

6

Modelos e técnicas de avaliação e intervenção em intervenção precoce

12

Práticas de prevenção em intervenção precoce na infância

8

Opção II*

4

2º ano – 1º e 2º Semestres

Unidades Curriculares

ECTS

Dissertação

60

*A escolher entre Programas de enriquecimento instrumental para alunos com défice cognitivo e motor; Envolvimento parental e deficiência; Deficiências sensoriais múltiplas; Dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos; Modelos de atendimento a crianças com espectro de autismo; Mediação e resolução de conflitos.