Como Funciona?

ESTUDAR NA UFP

Você será apresentado à UFP – Universidade Fernando Pessoa por meio do Protocolo FISMA, o protocolo de cooperação assinado entre as duas instituições de ensino através do qual a UFP – Fundação Universidade Fernando Pessoa concede à FISMA – Faculdade Integrada de Santa Maria o estatuto de Instituição Academicamente Afiliada (IAA), podendo a FISMA, dentre outras atividades, apresentar alunos internacionais para cursar Mestrados e Doutorados na UFP em calendários letivos específicos nos meses de janeiro ou julho.

Os Mestrados têm duração de dois anos e os Doutorados de três anos.

As aulas são 100% presenciais e condensadas nos meses de janeiro ou julho de cada ano (você é quem escolhe o mês), ou seja, você não precisa morar em Portugal para fazer o seu Mestrado ou Doutorado, podendo conciliar as aulas com o seu trabalho e a família – viajando uma vez por ano nas férias de janeiro ou julho.

O calendário acadêmico dos Mestrados e Doutorados em regime intensivo da UFP contempla a realização das aulas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde (em alguns cursos também são ministradas aulas aos sábados).

Ao retornar para o Brasil, no restante do ano, você se dedicará ao desenvolvimento de sua dissertação ou tese com a orientação de um professor da UFP, o qual poderá ser designado em sua primeira ida para Portugal. Os alunos contam também com acesso gratuito ao sistema UFP de internet, o qual disponibiliza um vasto conteúdo digital, além de Correio Eletrônico, Secretaria Virtual, Biblioteca Digital, Plataforma de Estudos, UFP TV, dentre outros.

Muitas vezes a língua torna-se uma barreira para quem busca uma formação internacional. Este é mais um diferencial que a FISMA oferece através do seu Protocolo com a Universidade Fernando Pessoa. Na UFP as aulas são ministradas em português.

Professores da FISMA receberão você na UFP para prestar todas as orientações.

Os Mestrados têm duração de dois anos e os Doutorados de três anos. Em pouco tempo você conclui seus estudos em uma renomada Universidade da Europa, adquire conhecimento e uma qualificação internacional.

O processo de Candidatura

A gestão do convênio, dos processos de candidatura, da apresentação dos candidatos e do fluxo financeiro das mensalidades é realizado pela FISMA, por meio do seu Núcleo de Relações Internacionais, Empreendedorismo e Inovação – NURIEI.

O processo de candidatura tem início com o preenchimento da Ficha de Inscrição e o respectivo pagamento da Taxa de Inscrição. A partir deste momento, você passa a receber atendimento e suporte personalizados da FISMA ao longo de todo o seu processo, inclusive com dicas para a viagem e sua estada em Portugal.

A seleção é realizada pela UFP através da análise curricular e documental dos processos encaminhados pela FISMA, e os candidatos selecionados receberão a confirmação através de Carta de Aceite emitida pela UFP e repassada por e-mail pela FISMA.

    • Clique nos link´s a seguir para saber mais sobre as condições de ingresso e os documentos necessários para os processos de candidatura: MestradosDoutorados

Após a recepção da carta de aceite é formalizado o contrato e inicia o pagamento das mensalidades conforme fluxo financeiro de cada curso/modalidade – Mestrados 24 parcelas e Doutorados 36 parcelas.

Para os candidatos que optarem pelas aulas nos meses de janeiro, o prazo máximo para candidatura será o mês de setembro. Para os candidatos que optarem pelas aulas nos meses de julho, o prazo máximo para candidatura será o mês de março.

Vale lembrar que, em se tratando de viagens internacionais, quanto maior a antecedência, melhores serão as condições para fazer um bom planejamento e encontrar passagens aéreas com preços mais acessíveis.

Estudar na Europa e conquistar um diploma internacional parece um sonho? Viver essa experiência com seus amigos pode ser mais legal ainda! Indique 1 amigo e ganhe um bônus de R$ 500,00 em uma parcela. Indique mais amigos e ganhe mais descontos!

Aulas uma vez por ano durante 30 dias nos meses de janeiro ou julho.