Docente da UFP em Palestra sobre “Paleo-Cartaz ao Cartaz Camaleónico”

06 nov 2017

O docente da UFP e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design para PMEs, Prof. Doutor Francisco Mesquita, apresentou palestra sobre a temática “DO PALEO-CARTAZ AO CARTAZ CAMALEÓNICO: Perspectiva de Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia”, no âmbito de Mestrado em Design – Uniritter – Laureate International Universities, Porto Alegre, Brasil…

DO PALEO-CARTAZ AO CARTAZ CAMALEÓNICO: Perspectiva de Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia

RESUMO
O cartaz, esse objeto gráfico que de alguma forma percorreu todas as civilizações, surge aqui abordado segundo várias diretrizes, algumas susceptíveis de poderem contemplar outros olhares. Definimos quatro grandes tipologias de cartaz, coincidentes com marcos da história do homem: o paleo-cartaz, o cartaz-folheto, o cartaz moderno, o cartaz hodierno e, dentro deste, o cartaz digital e o cartaz camaleónico.

O cartaz camaleónico diferencia-se de todos os anteriores, com exceção do digital, pela capacidade que tem de mudar a mensagem que emite durante o tempo de exposição. Esta característica resulta da aplicação de materiais inteligentes, que permitem abrir novas janelas no campo da comunicação visual.

Iniciamos com uma referência breve à ideia, criatividade e inovação, enquanto “ferramentas” essenciais no desenvolvimento deste projeto. Posteriormente, expomos uma história do cartaz, desde a antiguidade aos nossos dias, para, na parte final, nos focalizarmos no cartaz camaleónico. Aqui, trabalhamos os vários campos de intervenção no seu aspecto prático, bem como a respectiva intersecção entre eles, nomeadamente a dimensão plástica, segundo um olhar que se pretende divergente na produção de comunicação visual.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário